Manutenção e Instalação de Elevadores 

A importância da manutenção periódica dos elevadores

Da mesma importância que a estrutura de um prédio necessita de manutenção periódica, os elevadores precisam de manutenção regularmente para garantir a segurança operacional e a vida útil do equipamento.

As atividades de manutenção existem, assim, para evitar a degradação do elevador como um todo, causada pelo desgaste natural, bem como para corrigir algum erro de desempenho, evitando-se qualquer risco à segurança dos passageiros.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui diversas normas sobre elevadores, orientando sobre manutenção, lubrificação, limpeza, verificação de funcionalidade, bem como resgate de passageiros, dentre outras normas, já a CONFEA possui resoluções que regulamentam as atividades de manutenção de elevadores e requisitos, sendo de importância intrínseca a empresa de manutenção seguir todas as normas em vigor, mantendo um padrão de excelência na execução dos serviços.

Da mesma forma, existem leis municipais e/ou estaduais que tratam das manutenções e instalações dos elevadores e escadas rolantes, devendo estas serem seguidas também, motivo pelo qual a contratação de uma empresa séria é de extrema
importância.

Tipos de manutenções para elevadores

1- Manutenção Corretiva: efetuada logo após de ocorrer uma pane no equipamento ou desempenho menor do que o esperado,  trocando-se ou restaurando o componente causador da falha, retomando seu estado produtivo.

2- Manutenção Preventiva: efetuada periodicamente, com o objetivo de prevenir paradas ou falhas do equipamento, visando acima de tudo, manter a segurança dos usuários e preservar a vida útil do elevador.

Ao executar a manutenção preventiva com regularidade, reduzem-se as possibilidades de quebra de peças e demais componentes, envelhecimento e degeneração do equipamento, o que significa redução de custos ao longo prazo, pois se evita eventuais manutenções corretivas que podem levar ao alto custo de peças para a assistência.

3- Manutenção Preditiva: realizada por meio de intervenções programadas com base em indicadores do próprio equipamento, utilizando-se técnicas de análise. Esses dados são obtidos através da supervisão e monitoramento do desempenho da máquina. O objetivo é determinar antecipadamente a necessidade de manutenções, eliminando desmontagens desnecessárias, assim como aumentar o tempo de disponibilidade do equipamento.

Significa dizer que esse tipo de manutenção busca antever eventuais falhas, antecipando a intervenção da manutenção corretiva, aumentando, assim, a segurança dos usuários e vida útil do equipamento.

Frequência da manutenção

É sempre indicado procurar a especificidade de cada equipamento para saber com qual periodicidade deverá ser realizada a manutenção, todavia, indica-se no mínimo a manutenção mensal do elevador, combinando-se com as inspeções necessárias, garantindo-se que tudo está em dia e nada foi deixado para trás.

Ademais, manter uma boa periodicidade da manutenção dos elevadores, diminui os custos a longo prazo, pois reduzem as manutenções corretivas, bem como servem como uma proteção maior ao síndico ou administrador predial caso ocorra algum acidente, atenuando, assim, a responsabilidade legal destes.

Tecnologia do Google TradutorTradutor